Edição 70
Com pouco mais de 34 mil participantes e cerca de 100 mil dependentes, unidades espalhadas em seis cidades de três diferentes estados e uma estrutura enxuta que emprega menos de uma dezena de funcionários, o fundo de pensão da Volkswagen era até recentemente um modelo de operações centralizadas. Todo o trabalho operacional de administração dos ativos e passivos estava concentrado nas mãos de poucos profissionais, através de um sistema de informática centralizado.
Isso está mudando. A Volkswagen Previdência Privada (VWPP) contratou um novo sistema integrado de gerenciamento de dados da SFR, Software e Análises de Sistemas, que permitirá descentralizar as operações. O sistema inclui todos os módulos de software disponibilizados pela empresa: seguridade, investimentos, tesouraria e contabilidade. “O sistema permite otimizar rotinas e agilizar funções operacionais que antes tomavam muita energia dos profissionais que trabalham na gestão da entidade”, diz Sérgio Zoccoli, diretor de marketing da SFR.
A principal vantagem da introdução do sistema de gerenciamento é liberação do quadro de pessoal do fundo de pensão para funções de análise e acompanhamento do desempenho dos planos de benefícios e dos investimentos. “As tarefas braçais do fundo foram reduzidas a partir da implantação do sistema, o que propiciou o surgimento de um tempo livre para atividades mais analíticas”, explica Nílson Antônio Gonçalves, analista financeiro da VWPP.
Na área financeira, o novo sistema permite a checagem automática dos recursos administrados externamente sem necessidade de realizar a digitação de informações de cada carteira. “O software traz maior segurança ao trabalho de acompanhamento dos investimentos através do acesso direto do gestor ao sistema”, afirma Gonçalves.
A contabilidade da entidade também foi simplificada com a implantação do novo sistema, que tem a capacidade de promover maior integração entre os dados das áreas de seguridade e de investimentos. O software permite trabalhar com relatórios pré-preparados que seguem os moldes daqueles exigidos pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC).
Outras vantagens do sistema SFR são a agilização do atendimento ao participante e o aumento da rapidez na circulação de informações referentes ao plano de benefícios. O participante agora pode receber imediatamente informações sobre a valorização das cotas e simulações sobre os benefícios em caso de aposentadoria ou desligamento da empresa. Basta para isso, solicitar estas informações para o setor de recursos humanos da unidade em que trabalha.
No futuro, a VWPP pretende criar um sistema de consulta através de internet e de intranet, o que permitiria o acesso direto do participante ao sistema de informações. Atualmente, o sistema conta com terminais instalados no setor de RH das unidades de Curitiba, Taubaté, Resende, São Carlos além de São Bernardo do Campo e Jabaquara, bairro da capital paulista. “As plataformas instaladas nas unidades da Volkswagen já estão configuradas para funcionar acopladas a internet e a intranet”, informa Sérgio Zoccoli, da SFR.