Previc decreta intervenção no Geiprev pelo prazo de 180 dias

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) decretou o Regime Especial de Intervenção na Geiprev, fundo de pensão dos empregados da empresa Infra SA. A medida, assinada na terça-feira passada e que passa a vigorar a partir desta segunda-feira (29/9) pelo prazo inicial de 180 dias, tem o objetivo resguardar os direitos e patrimônio dos 328 participantes e assistidos da entidade.

A intervenção se deu em razão de comprovado desequilíbrio econômico e financeiro, além de falta de liquidez e solvência, do Plano de Gestão Administrativa (PGA) da Geiprev. A situação foi identificada ainda em 2022 por auditores-fiscais que atuam junto à Previc.

Segundo a autarquia, após três anos de procedimento fiscal, incluindo várias determinações e solicitações de posicionamento, a Geiprev não apresentou projeto de ação consistente (com prazos, metas e responsabilidades definidas) capaz de proporcionar a viabilidade do respectivo plano.

Criado pela Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (Geipot), a entidade passou a ser patrocinada pela Valec a partir de 2008, quando a Geipot foi extinta e seus trabalhadores ativos foram transferidos para a Valec. Desde 2022, quando a Valec incorporou a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e mudou de nome para Infra SA, que o instituto passou a ter essa última como patrocinadora.