
A Prevcom-SP, fundo de pensão dos servidores públicos do estado de São Paulo, recebeu a adesão de dois novos municípios ao seu plano multipatrocinado Prevcom-Multi. Com a adesão de Pontalinda e Buritama, ambos homologados pela Previc na última segunda-feira (6/10), o plano multipatrocinado passa a somar 34 cidades.
Além do multipatrocinado, a fundação administra também os planos exclusivos dos estados de São Paulo, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e da Capital paulista. No total, a Prevcom-SP tem um patrimônio de R$ 4,4 bilhões, com 55 mil participantes.
Pontalinda e Buritama são cidades localizadas no noroeste do estado de São Paulo, contando com 5 mil e 17 mil habitantes, respectivamente. Ambas possuem Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), sendo portanto obrigadas a criar Regimes de Previdência Complementar (RPC) para seus servidores que ganham acima do teto do INSS, atualmente R$ 8.157,41.
A exigência da criação desses RPC foi estabelecida na reforma da previdência de 2019. São esses RPC, de fato, que estão aderindo ao multipatrocinado da Prevcom-SP. Na aposentadoria, esse servidores com salários mais elevados recebem a parcela até o teto do INSS pelo RPPS e a partir dai pelo RPC, desde que tenham aderido a esse plano.