Novas opções em planos multipatrocinados | Eles complementam a fa...

Edição 76

As instituições financeiras que atuam na área de gestão de recursos e planos de previdência privada estão apostando no crescimento do mercado para os fundos multipatrocinados. Várias delas já estão lançando fundos nessa modalidade, com a intenção de entrar na disputa por este nicho, entre elas Unibanco, Itaú, AGF e Sul América.
O Unibanco entra na disputa com o Múltipla, fundo multipatrocinado que pertencia ao Credibanco e que veio junto na compra desse último. Para o presidente da Unibanco Asset Management (UAM), Jorge Rosas, o fato do Credibanco já ter um multipatrocinado foi um dos fatores que pesaram na hora de decidir pela compra do banco controlado pelo Bank of New York.
Ele explica que o Unibanco já tinha planos de lançar um multipatrocinado e a chegada do Múltipla, como parte da aquisição do Credibanco, representou uma “queima de etapas”. O Múltipla, que conta com sete grupos de patrocinadoras, terá suas funções operacionais e comerciais assumidas pela Unibanco AIG e seu patrimônio de R$ 120 milhões administrado pela UAM.
O multipatrocinado que o Unibanco se preparava para lançar deveria se chamar Prever Multi, e estaria disponível no segundo semestre do ano. “Ele complementaria nossa linha, que hoje é formada por planos de previdência aberta tradicionais e PGBLs, além da consultoria de previdência Prever Consult”, diz o diretor executivo da área corporate da Unibanco AIG, Osmar Otero.
Com a incorporação do multipatrocinado e a difusão do PGBL para o segmento empresarial, a Unibanco AIG está reestruturando sua equipe e criando quatro gerências regionais que cuidarão especificamente de planos empresariais. “Essas gerências irão trabalhar com todos os tipos de planos para empresas, desde os abertos tradicionais, PGBLs e planos fechado”, diz Otero.

Concorrência – Entre os novos concorrentes desse mercado está o Itaú, que se prepara para lançar seu fundo multipatrocinado até o final do ano. Embora o carro chefe do banco na área de previdência empresarial deva continuar a ser o PGBL, o multipatrocinado irá funcionar como uma linha complementar. “O multipatrocinado será direcionado para empresas que fazem questão de ter um plano fechado”, explica João Carlos Rossi, superintendente comercial da Itaú Previdência.
A Sul América segue o mesmo caminho e acaba de lançar um fundo multipatrocinado. O fundo terá seus ativos administrados pela Sul América Investimentos e a parte operacional ficará por conta da Sul América Aetna Seguros e Previdência (ler matéria na edição anterior). Junto ao multipatrocinado serão trabalhados comercialmente os PGBLs corporate e os planos tradicionais com garantia mínima.
No caso da AGF, não se trata de entrada no mercado, mas do lançamento de um segundo produto na área. A AGF já administra, desde 1979, o multipatrocinado Previsão, um dos mais antigos do Brasil. Porém, por se tratar de um fundo muito antigo, com planos e estrutura que se mostram defasados em relação às necessidades do mercado de hoje, a AGF decidiu lançar um plano novo ao invés de tentar remodelá-lo. “Chegamos à conclusão que é melhor lançar um novo fundo”, explica Paulo Bittencourt, diretor executivo de previdência da AGF.

Democrático – O Previsão possui atualmente dois patrocinadores, a própria AGF e o grupo Eternit, acumulando um patrimônio de cerca de R$ 50 milhões. Segundo Bittencourt, o novo fundo terá como diferencial a possibilidade de patrocinadora e participantes decidirem sobre a gestão dos ativos, a escolha do gestor ou gestores e a opção por perfis de risco diferenciados para cada plano. “Estamos preparando um fundo que será democrático não apenas na administração dos planos, mas também na gestão dos recursos”, diz Bittencourt.
Como a AGF é uma empresa essencialmente focada na gestão de produtos de previdência, a seguradora pretende desenvolver parcerias de gestão de ativos com outros administradores além da AGF Braseg. Também em produtos do tipo PGBL empresarial essas parcerias serão desenvolvidas, afirma Bittencourt.
A AGF está ampliando sua equipe comercial e operacional de previdência, de 7 para 14 profissionais. No final do mês de março foram contratadas três pessoas e a empresa pretende seguir recrutando outros executivos (ver seção Nomes e Carreiras). “O mercado está muito aquecido e começa a faltar profissionais de alto nível”, afirma Bittencourt.

Pouca concorrência – Há alguns anos, falar em fundo multipatrocinado significava falar em CCF, a principal referência do segmento. Por ter tido pouca concorrência nesse período, o CCF Multipatrocinado cresceu rapidamente, mantendo hoje um quadro com mais de 160 patrocinadoras e R$ 1,2 bilhão de patrimônio administrado pelo CCF Brain.
Porém, nos últimos três anos começou a surgir novos concorrentes, com o lançamento dos multipatrocinados ligados ao Bradesco (Multipensions), ao Banco do Brasil (BB Previdência) e ao Citibank (Multiprev). O Multipensions, por exemplo, em pouco mais de um ano de existência já conseguiu incorporar importantes patrocinadoras, como a TAM e a Supervia, que saíram dos fundos de pensão Aerus e Refer, respectivamente.