A Fusesc, fundo de pensão que tem o Banco do Brasil como principal patrocinador, passará a distribuir a partir de novembro o superávit do Plano Multifuturo I. A decisão foi aprovada pelo BB e pela Sest, órgão responsável pela coordenação, supervisão e controle das estatais federais.
A entidade obteve superávits nos exercícios de 2020, 2021 e 2022, que no final do ano seguinte foram direcionados a um fundo previdencial. Os recursos desse fundo são suficientes para cobrir 80% das contribuições dos participantes e da patrocinadora por aproximadamente 36 meses, além de incrementar em 20% o valor do benefício mensal dos aposentados e pensionistas que recebem renda vitalícia.
Segundo a entidade, com a distribuição do superávit a partir de novembro os aposentados e pensionistas que recebem renda vitalícia atualizada pela inflação terão uma renda extra por 36 meses.
A Fusesc também pretende lançar uma campanha direcionada aos funcionários da ativa estimulando-os a usar o superávit para elevar seus percentuais de contribuição, fortalecendo estratégicamente as próprias reservas previdenciárias.