Funpresp-Exe certifica gestores e coordenadores

A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe) estendeu aos seus gestores e coordenadores a obrigatoriedade de certificação em suas respectivas áreas de atuação. Atualmente, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) exige a certificação apenas para membros da diretoria, conselheiros e profissionais que atuam na área de investimentos dos fundos de pensão. A certificação é de uma exigência da autarquia para que os dirigentes sejam habilitados a assumir cargos nas entidades.

Segundo comunicado da própria Funpresp-Exe, a ideia de ir além da exigência legal requerida pela Previc se dá pelo fato da entidade considerar que todos precisam ter um conhecimento e competência adquirida sobre os assuntos da fundação.
A Funpresp-Exe conta com 35 gestores, sendo que 31 já estão certificados, e os demais estão em processo de obtenção do documento, de acordo com comunicado da entidade. A certificação pode ser obtida com o Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), a Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) ou o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Além de seus gestores, a Funpresp-Exe também teve seus quatro dirigentes habilitados pela autarquia. Ricardo Pena foi habilitado como diretor-presidente, Tiago Nunes de Freitas Dahdah como diretor de Investimentos, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior como diretor de Seguridade, e Cleiton dos Santos Araújo para a Diretoria de Administração.