Funcef compra R$ 12,7 bilhões em NTN-Bs no primeiro semestre

A Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa, investiu um total R$12,7 bilhões em títulos públicos de longo prazo (NTN-Bs) nos primeiros seis meses do ano com o objetivo de imunizar as carteiras dos seus planos. Os papéis, alguns com vencimento até 2060, foram marcados na curva de forma a evitar oscilações na rentabilidade das carteiras.
“Desde 2024, estamos direcionando novos aportes de recursos para títulos públicos que ofereçam proteção real e previsibilidade de fluxos de recebimento. Parte da estratégia consiste em casar os fluxos de recebimento dos títulos públicos e os pagamentos projetados de benefícios nos próximos anos”, explica o diretor de investimentos e participações da fundação, Gustavo Portela.
Segundo o gerente de renda Fixa e operações financeiras, Fabiano Nogueira, a carteira de títulos públicos de longo prazo que serão mantidos até a data de vencimento cresceu 51% desde 2024. “A nossa estratégia consolida uma alocação mais robusta e aderente ao perfil de longo prazo da fundação”, diz ele.
O acréscimo dos novos papéis devem trazer aos planos, especialmente ao REG/Replan, um retorno consistentemente acima da meta atuarial nos próximos anos.