Elos seleciona gestor para fundo exclusivo deixado pela Shroders

A Elos, fundo de pensão da Eletrosul, está iniciando um processo de seleção de gestor para assumir o fundo exclusivo que mantém com a Schroders, asset que anunciou nesta quarta-feira (4/9/25) o encerramento de suas operações no Brasil. O fundo exclusivo da Elos gerido pela Schroders tem um patrimônio de R$ 88,9 milhões, provenientes dos planos BD Eletrosul, BD CGTEE e dos perfis de investimentos Equilibrado, Dinâmico e Visionário dos planos CD Eletrosul, Elosprev e Futurize.

A decisão da Schroders de encerrar suas operações no Brasil e nomear duas casas para representar seus produtos junto ao mercado brasileiro (a Riza Asset Management ficará com as carteiras locais e a Gama Investimentos com os “feeders” de estratégias internacionais) está sendo acompanhada de perto pela área de investimentos da fundação,segundo comunicado que divulgou hoje. A alteração da gestão do fundo exclusivo da Elos está prevista para ocorrer até o final do 1º trimestre de 2026.

Como se trata de um fundo exclusivo, a substituição da gestora será definida em assembleia do próprio fundo a partir da seleção de uma nova casa para assumir a gestão. A Elos informa que está iniciando um processo estruturado de seleção de gestoras, em conformidade com os normativos vigentes e as boas práticas de governança, e que essa que será submetida à apreciação e deliberação pelos órgãos colegiados competentes da entidade.