Edição 194
Os profissionais da área de Relações com Investidores tiveram a oportunidade de debater a Lei 11.638/07
Os profissionais da área de Relações com Investidores tiveram a oportunidade de debater a Lei 11.638/07 em seminário realizado pelo IBRI e pela Deloitte, no dia 18 de junho, em São Paulo (SP), cujo tema foi “Os Impactos da Nova Lei Contábil nas Relações com Investidores”.
Estruturado a partir do ponto de vista de Relações com Investidores, o evento tratou dos principais impactos contábeis, fiscais e societários da Lei 11.638, aprovada em dezembro de 2007, e suas implicações de Governança Corporativa e comparabilidade internacional. Wilson Amarante, conselheiro do IBRI, ressaltou que o RI deve entender as mudanças trazidas pela nova lei. “A atualização dos profissionais é fundamental”, completou.
Francisco Papellás, presidente do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – acredita que a lei facilitará para os empresários o entendimento com a comunidade de investidores internacionais. “O canal de comunicação ficará mais fácil, o mercado se ajustará às mudanças e só vejo vantagens na lei, como a comparabilidade, por exemplo. A aprovação da Lei 11.638 já foi um empurrão do mercado”, ressalta.
Para Marcelo Natale, sócio da área de Consultoria Tributária da Deloitte, “capacitação e processo são as palavras que refletem o atual universo dos RIs em relação ao tema”. Wanderley Olivetti, sócio da área de auditoria também da Deloitte, afirmou que as empresas precisarão se estruturar não apenas no que diz respeito às práticas contábeis. José Samurai Saiani, sócio do Machado, Meyer, Sendacz e Opice, acredita que o RI terá que enfrentar desafios do lado contábil, que é de mostrar como os números serão colocados para os investidores e, do lado fiscal.