Plaza Shopping do ABC é ancorado no lazer

Edição 18

A Seasons, uma consultoria da área imobiliária, está iniciando a
apresentação do Plaza Shopping de Santo André aos fundos de pensão

A Seasons, uma consultoria da área imobiliária, está iniciando a
apresentação do Plaza Shopping de Santo André aos fundos de pensão,
com o objetivo de vender a eles cotas do empreendimento através de um
fundo imobiliário. Com investimentos já integralizados de R$ 114 milhões,
o projeto prevê um total de 35,7 mil metros quadrados de área bruta
locável (abl), dos quais 31 mil serão do shopping e 4,7 mil de um prédio
de escritórios, que funcionará vizinho ao shopping.
O Shopping de Santo André é resultado de uma parceria entre a
construtora Cyrella e a empresa de investimentos Brazil Realty. A primeira
etapa do shopping, com 21,3 mil metros quadrados, será inaugurada em
setembro próximo. Uma segunda etapa, com 6,1 mil metros quadrados,
estará pronta em abril do ano que vem (juntamente com o prédio de
escritório) e uma última etapa, com 3,6 mil metros quadrados, estará
concluída em setembro de 98.
A inauguração do shopping será feita com a área da primeira etapa
totalmente alugada. Em maio último, há quatro meses da inauguração, os
21,3 mil metros quadrados dessa fase já estavam locados, para 210
lojistas. Os incorporadores iniciaram então a locação da segunda etapa,
contabilizando até o momento 40% das salas alugadas. A receita a ser
gerada com o aluguél da primeira fase é de R$ 460 mil e, com os 40% da
segunda fase, R$ 32,8 mil.
“Acreditamos que investir em shoppings ainda é um bom negócio”, afirma
o presidente da Seasons, Pedro Mascarenhas Focas. “Para os shoppings
tradicionais há pouco espaço, mas para shoppings menores ou temáticos,
ainda há grandes oportunidades”.
O shopping de Santo André é ancorado no tema lazer. Por estar em uma
região de poucas opções de lazer, a incorporação planejou-o com esse
foco. Ele terá 11 salas de cinema do grupo americano Cinemark, uma
área de brinquedos operada pelo Playcenter e uma praça de alimentação
com 23 restaurantes e fast-foods. Sua área de influência, segundo o
presidente da Seasons, abrange uma população de 1 milhão de pessoas.
Segundo Focas, a expectativa de retorno para o investimento no fundo
imobiliário é de 12% ao ano. De acordo com ele, a intenção dos
incorporadores é vender “uns 35% do projeto aos fundos de pensão, o
que representa cerca de R$ 40 milhões”.
O conjunto shopping/prédio de escritórios está sendo construído em um
terreno de 88 mil metros quadrados, ao lado da estação ferroviária de
Santo André, no qual existia uma fábrica que foi desmobilizada. A Brazil
Realty, confiante no sucesso do empreendimento, já comprou um
segundo terreno no lugar, vizinho ao atual shopping, onde pretende
construir uma futura expansão. O terreno, de 80 mil metros quadrados,
pertencia à Armco, uma empresa que mudou sua sede para o interior do
estado.

Shopping D – A Seasons terminou de vender 30% do Shopping D, um
shopping de descontos localizado na Marginal do Tietê, em São Paulo,
para a fundação Aerus, por R$ 21,9 milhões. O Shopping D já tinha a
fundação CESP como acionista, também com 30% de participação. As duas
fundações, agora, somam 60% no shopping.