20-04-2016 – 17:17:54
O Serpros, fundos de pensão multipatrocinado da Serpro, empresa de processamento de dados vinculada ao Ministério da Fazenda, encerrou o primeiro trimestre deste ano com 3,17% de rentabilidade em toda a carteira, incluindo os dois planos – o Plano I, de benefício definido, e o Plano II, de contribuição variável.
A fundação não divulgou, contudo, a rentabilidade do Plano I separadamente, informando apenas que no Plano II o retorno foi de 4,5% no acumulado de janeiro a março. No total da carteira dos planos, a renda variável teve o pior desempenho nos três primeiros meses do ano, com rentabilidade negativa (-8,46%). O segmento de estruturados também ficou negativo (-1,67%), enquanto imóveis rentabilizou 1,6% e renda fixa, 4,29%.
O Serpros está sob intervenção da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) desde o ano passado e seus ex-dirigentes já foram multados pelo órgão fiscalizador por conta de investimentos considerados irregulares. A intervenção tem previsão para o encerramento no próximo dia 28 de abril.