14-03-2016 – 14:07:14
O fundo de pensão do Banco do Brasil, Previ, contratou a consultoria de economia da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro para elaborar um novo modelo de análise de cenários macroeconômicos. A equipe do fundo de pensão, mais especificamente a diretoria de planejamento (Dipla), comandada pelo diretor Décio Bottechia, começou a trabalhar em conjunto com a consultoria desde janeiro deste ano. A previsão é que o novo modelo seja utilizado ainda em 2016 para avaliar indicadores como inflação, PIB, renda, entre outros.
“A revisão da metodologia de análise tem o objetivo de dar maior importância aos elementos quantitativos na elaboração dos cenários. A ideia é usar mais fatores econométricos para dar maior sustentação e robustez à análise dos cenários macroeconômicos”, diz Bottechia. O diretor explica que pediu para a equipe técnica para dar maior peso aos fatores quantitavivos no novo modelo. “Quando cheguei na Previ, o modelo utilizado dava muita ênfase à parte qualitativa”, diz o diretor.
Bottechia foi eleito pelos participantes e assumiu o cargo de diretor da Previ em junho de 2014. Desde então, tem realizado uma série de propostas para aperfeiçoar a área de planejamento do maior fundo de pensão do país. Outra proposta é a implantação de um novo modelo de acompanhamento e avaliação do desempenho das classes de investimentos da fundação. Além disso, a área de planejamento também ajudou na elaboração de um novo plano de benefícios, do tipo ciclo de vida.
Leia entrevista completa com Décio Bottechia na edição 279 de Investidor Institucional – março de 2016