Negócios com NTN-Bs no mercado secundário crescem 30% em agosto

09-09-2015  –  15:37:48

 

Com os altos prêmios pagos atualmente pelos títulos públicos, e principalmente pelas NTN-Bs, que tem oferecido taxas superiores a 7% em momentos de maior estresse do mercado, a procura pelos ativos tem apresentado crescimento expressivo nas últimas semanas. Em agosto, o montante de negócios com as NTN-Bs foi de R$ 5,1 bilhões no mercado secundário, aumento mensal de 30%. O vencimento mais líquido no mês passado entre as NTN-Bs foi o de 15 de maio de 2019, que concentrou 22% do giro.

Entre os títulos pré-fixados, o volume médio de negócios foi de R$ 10,1 bilhões em agosto, alta de 12,4%. A LTN para abril de 2016 foi o título mais negociado, com 13% do giro entre os pré-fixados. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 9 de setembro, pela Anbima.

Retornos – Entre os índices do mercado de renda fixa, o IMA-Geral teve baixa de 1,15% no mês passado, mas ainda acumula uma alta de 5,8% no ano. A associação aponta o conturbado ambiente doméstico, político e econômico, e também o externo, com temores sobre a desaceleração chinesa, como as principais razões para a volatilidade que afetou o desempenho do mercado em agosto. Os índices das carteiras de maior duration foram os mais afetados – o IRF-M 1+ (pré-fixados acima de um ano) caiu 2,14%, e o IMA-B 5+ (NTN-Bs acima de cinco anos) cedeu 4,59%.

Na outra ponta, a melhor rentabilidade de agosto, positiva em 1,11%, foi do IMA-S, que tem a menor duration na família IMA. Em seguida aparece o IRF-M 1, de pré-fixados de até um ano, que subiu 1,02%. “É emblemático que os dois índices de  melhor performance no ano sejam o IMA-B5+ e o IMA-S,  respectivamente os de maior e menor duration (10,3 e 0  anos), com retornos de 8,86% e 8,38%, o que ilustra o  ambiente volátil observado no mercado de renda fixa”, destaca a Anbima, em nota.