Mark Machin assume presidência do CCPIB no lugar de Mark Wiseman

19-05-2016 – 14:08:06

 

O conselho de administração do Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB) anunciou nesta quinta-feira, 19 de maio, que Mark Machin, até então diretor sênior de gestão e responsável pela área internacional do fundo de pensão, será promovido à presidente e Chief Executive Officer (CEO), a partir de 13 de junho. O atual presidente e CEO do CPPIB, Mark Wiseman, informou o conselho no início do ano sobre seus planos de deixar o fundo de pensão em busca de uma posição de liderança na BlackRock.

“Mark Machin tem sido fundamental para nos ajudar a traçar e executar as estratégias do CPPIB ao longo dos últimos anos, demonstrando constantemente profundo conhecimento de nosso negócio e das oportunidades globais”, disse Heather Munroe-Blum, presidente do conselho de administração do CPPIB, em comunicado. “Há uma quantidade impressionante de lideranças sêniores com talento dentro do CPPIB, e vários candidatos internos qualificados foram identificados no nosso processo de seleção. Seguindo uma rígida análise, o conselho por unanimidade concordou que Mark Machin é a escolha ideal para liderar nossa organização”.

Machin está no fundo de pensão canadense desde 2012, e antes do CPPIB trabalhou por vinte anos no Goldman Sachs, tendo alcançado no banco o cargo de vice-presidente de Ásia (ex-Japão), quando ficou baseado em Pequim, na China. “Estou animado com a direção na qual nossa equipe sênior de gestão está direcionando os negócios do fundo. Estou particularmente satisfeito de assumir a liderança em um momento em que o CPPIB está desempenhando um papel cada vez mais importante em termos globais, investindo o portfólio para garantir o crescimento sustentável no longo prazo”, afirmou Machin no documento. A nomeação de Machin, destaca o comunicado, vem em um momento no qual os investimentos do CPPIB fora do Canadá alcançam aproximadamente 81%. “Essa diversificação geográfica é um dos fatores que suportam a sustentabilidade de longo prazo do fundo”, diz o comunicado.

Mark Wiseman estava no CPPIB desde 2005, e desde julho de 2012 como presidente e CEO da entidade. “Deixar o CPPIB foi uma decisão extremamente difícil e na qual pensei com muito cuidado”, disse Wiseman, que irá permanecer como consultor sênior do conselho de administração até 5 de setembro de 2016, para garantir uma transação suave do cargo. No entanto, ele não terá mais envolvimento nos negócios e operações do fundo. No período em que Wiseman esteve à frente do CPPIB, os ativos do fundo de pensão aumentaram em mais de US$ 100 bilhões. Além disso, no período a entidade abriu escritórios em “importantes mercados no longo prazo”, como São Paulo e Mumbai. O CPPIB tem um PL de US$ 278,9 bilhões, e 19 milhões de contribuintes e beneficiários. Com sede em Toronto, o fundo também possui escritórios em Hong Kong, Londres, Luxemburgo e Nova York.