Longevidade preocupa mais que juros baixos na Alemanha e Reino Un...

01-09-2015  –  12:09:32

 

A longevidade tem impacto maior no aumento de risco para os fundos de pensão da Alemanha e do Reino Unido do que as baixas taxas de juros, de acordo com análise da Fitch Ratings. Em uma recente pesquisa, a empresa global de análise de ratings aponta para o problema dos baixos retornos das carteiras dos fundos devido aos níveis atuais das taxas juros nos mercados alemães e britânicos, o que tende a gerar déficits nos planos de benefícios. O levantamento, porém, esclarece que o desempenho das carteiras deve melhorar, pois as taxas devem subir no médio prazo.

O aumento da longevidade, contudo, é um fator que não deve mudar, ao contrário, pode ir se gravando ao longo do tempo. O acréscimo de dois anos na expectativa de vida no Reino Unido, por exemplo, deve elevar em 1,3 bilhão de libras esterlinas o déficit dos fundos de pensão. Já um aumento das taxas de juros dos atuais 3,5% ao ano, para 4,7%, teria um impacto positivo de 2,7 bilhões de libras esterlinas na redução dos déficits dos planos britânicos.

Os efeitos dos déficits são diferentes entre os países. Na Alemanha, as empresas não têm a obrigação de cobrir o aumento dos déficits, diferente do mercado britânico, onde as patrocinadoras de fundos de pensão devem arcar com desequilíbrios dos planos de benefício definido.