13-05-2016 – 17:02:15
A revista Investidor Institucional começa a disponibilizar em seu site um novo sistema para classificação de fundos voltado ao mercado de investidores profissionais. O sistema permite, entre outras coisas, a utilização de filtros para selecionar exatamente o grupo de fundos que se quer conhecer, podendo ativar ou desativar os seletores de fundos condominiais e exclusivos, de fundos de cotas de gestor único e multigestores, de fundos abertos e fechados à captação. Além disso, o sistema contém seletores para segregar o grupo de fundos adequados à Resoluções 3792 (dos fundos de pensão), de fundos adequados a Resolução 3922 (RPPS) e de fundos adequados à Resolução 3308 (PGBL e VGBL).
O sistema foi desenvolvido pela empresa ComDinheiro com a qual a revista Investidor Institucional criou uma parceria para poder disponibilizá-lo no site www.investidorinstitucional.com.br. O classificador da ComDinheiro utiliza a base de dados da Anbima, utilizando as mesmas classificações dessa entidade, que combina as classes CVM com as estratégias específicas do fundo, mas sem adotar o conceito de duration para não segmentar demais a base. Com isso, acreditamos que damos ao leitor uma base de comparação suficientemente segmentada sem cair em um detalhismo excessivo.
Os fundos estão classificados e filtrados, portanto, segundo as informações inseridas pelos próprios gestores na base de dados da Anbima. Assim, quaisquer alterações, reformulações ou readequações em relação à essas classificações ou filtros devem ser corrigidas diretamente na base de dados da entidade, através de solicitação à mesma.
Esperamos que o novo sistema disponibilizado por Investidor Institucional seja útil aos nossos leitores, sejam eles fundos de pensão, RPPS, gestores de fundos ou qualquer outra classe de investidor profissional.