Entidades divulgam carta pedindo providências no Instituto Postal...

02-10-2013 – 10:05:10

 

Dez sindicatos e associações, representando trabalhadores ativos e aposentados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e participantes do Postalis (Instituto de Seguridade Social) manifestaram publicamente, em carta aberta enviada ao governo federal, sua “indignação com o aumento de suas contribuições para o plano de previdência administrado pela entidade”. No texto, a entidade questiona a permanência, nos quadros do Instituto, de dirigentes responsáveis por investimentos que elas consideram “duvidosos e que teriam provocado “déficits elevados no plano de previdência”. 

Na nota enviada à presidente Dilma Rousseff, à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as entidades destacaram que auditores federais, nomeados pela Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), “constataram várias irregularidades na aplicação dos recursos dos participantes”. Com base no relatório de fiscalização, segundo as entidades, a Diretoria Colegiada da Previc aplicou multas pecuniárias a alguns dirigentes do Postalis, suspendeu-os por 180 dias e os inabilitou para o exercício de mandato em entidades de previdência complementar, conforme decisões publicadas no Diário Oficial da União. Segundo a nota, apenas um deles permanece na Postalis, decidindo sobre investimentos, mesmo depois de ter sido punido por causar prejuízo ao patrimônio dos participantes. 

“Estamos preocupados com o futuro da aposentadoria de milhares de trabalhadores”, afirmaram as entidades na carta. Em outro trecho, as entidades ressaltaram que “é imperioso que o governo federal, controlador dos Correios, determine o afastamento dos responsáveis pelas infrações”.

Assinam a carta pública Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão), Anapost (Associação Nacional dos Participantes do Postalis), ADCAP (Associação dos Profissionais dos Correios), FAACO (Federação dos Aposentados, Aposentáveis e Pensionistas dos Correios e Telégrafos), Findect (Federação Interestadual dos Empregados da ECT), Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores nos Correios), Sintect/CAS (Sindicato dos Trabalhadores da ECT de Campinas), Sintect-AL (Sindicato dos Trabalhadores da ECT em Alagoas), Sintect-CE (Sindicato dos Trabalhadores da ECT do Estado do Ceará) e Sindecteb (Sindicato dos Empregados da ECT e Similares de Bauru e Região).