CalPERS prepara reformulação de critérios de investimentos susten...

20-01-2016  –  12:49:55

 

 

O fundo de pensão dos funcionários públicos da Califórnia, um dos maiores do mundo com patrimônio de US$ 280,20 bilhões, planeja votar um novo programa ASG (ambiental, social e governança) para direcionar a atuação de gestores externos e empresas em que detém participação. O CalPERS é considerado um dos fundos de pensão que está na vanguarda há mais de duas décadas da adoção de práticas sustentáveis de investimentos. Mesmo assim, o diretor tesoureiro do fundo, John Chiang explica que o fundo de pensão pretende aprimorar as regras no sentido de engajar ainda mais os gestores e empresas que detém ativos da entidade. As mudanças, ainda em fase de discussão, devem ser votadas no próximo mês de agosto.

Para alguns segmentos da carteira de investimentos, o fundo de pensão ainda está em um estágio inicial de utilização de critérios ASG na análise dos investimentos. As equipes das áreas de investimentos imobiliários, private equity, renda fixa e ações já utilizam os critérios de sustentabilidade em processos de seleção de gestores externos.

Um dos problemas encontrados pelos dirigentes do CalPERS e de outros fundos de pensão é que a maior parte da indústria de gestão de recursos ainda não adota os critérios ASG em seus fundos e produtos de investimentos. Segundo levantamento da Mercer, apenas 12% das estratégias de investimentos do mercado apresentam uma boa classificação da consultoria em termos de integração com critérios de sustentabilidade.