11-09-2015 – 15:45:15
O BTG Pactual está no meio de um processo de implementação de uma plataforma online de investimentos própria, pela qual os investidores poderão abrir suas contas e comprar fundos de investimento e produtos de tesouraria, e também de previdência. O objetivo com a plataforma, que vai se chamar BTG Pactual Digital, é atingir o público que se enquadra na categoria de alta renda. O projeto foi aprovado internamente no fim do ano passado, e desde fevereiro a plataforma passa por uma fase de testes, quando ficou disponível aos funcionários do BTG Pactual, que desde então podem fazer resgates, aplicações e investimentos diversos por meio da plataforma. O banco conta hoje com 3 mil funcionários, sendo 1,8 mil no Brasil. A segunda etapa, prevista para outubro, é a migração de um grupo de 700 a 800 clientes atendidos no wealth com quem a asset tem uma proximidade maior, que também passarão a acessar os produtos na grade do banco através da plataforma online.
A terceira etapa, prevista para março de 2016, consiste na possibilidade dos funcionários do banco alocados no país convidarem pessoas próximas para também iniciarem suas aplicações via plataforma online. A quarta e última etapa será a abertura para o público em geral, mas ainda não há uma previsão de quanto tempo será necessário entre a terceira e quarta etapa. “Estudamos convidar algumas empresas parcerias antes de abrir para o público, para permitir aos funcionários delas a abertura de contas nessa plataforma”, afirma Marcelo Flora, sócio do BTG Pactual. A implementação controlada e rigorosa da plataforma visa mitigar todos os possíveis entraves operacionais que surgirem no meio do caminho, explica Flora.
“Não pode ter erro, é um negócio novo pra gente. Nunca baixamos tanto o tíquete, estamos falando de R$ 25 mil, 50 mil, 100 mil, até R$ 2 milhões, quando encaminhamos para o wealth”, pontua o executivo. No médio e longo prazo, o plano de negócios traçado pelo BTG Pactual prevê, em um cenário conservador, 50 mil clientes na plataforma em cinco anos; 100 mil em um cenário moderado, e 200 mil no arrojado. “Hoje o maior segmento do banco em número de clientes é o wealth, que tem seis mil investidores. Imagina o desafio de montar um negócio estimado para 200 mil, por isso a preocupação de fazer a implementação em várias etapas, que permita construir uma confiança ao longo do tempo”.
Os estudos preliminares feitos pelo BTG Pactual indicam que o público alta renda, que também pode ser definido como um varejo mais qualificado, aloca cerca de 50% de seu patrimônio em fundos de investimento, e os outros 50% em produtos de tesouraria, como CDBs, LCIs e LCAs. “Somos o quinto no ranking Anbima da indústria de fundos. Com a plataforma, gostaríamos de ter 5% do total desse mercado de alta renda”, pontua o sócio do BTG Pactual. O mercado de alta renda, só na indústria de fundos, tem aproximadamente R$ 400 bilhões em investimentos, segundo Flora, que calcula que o segmento deve ter o mesmo montante alocado em produtos de tesouraria. O plano inicial é oferecer apenas produtos do próprio banco através da plataforma, ainda que o executivo não descarte em um segundo momento trabalhar com produtos de outras assets. “A riqueza do Brasil ainda está nos grandes bancos de varejo, e os investidores não têm o costume de alocar através de uma casa em vários outros gestores. Pode ser um objetivo fim [abrir a plataforma para outras assets], mas a ideia é fazer ao longo do tempo, com produtos complementares aos nossos, para oferecer ao cliente uma experiência simples, direta e objetiva, algo que não seja complicado”.
Previdência – Os planos do BTG Pactual incluem também iniciar a distribuição dos fundos PGBL e VGBL da previdência aberta, atividade iniciada pelo banco no iníco do ano, através da sua nova plataforma online. O banco almeja uma fatia também de 5% do mercado de previdência aberta no longo prazo. A oferta dos próprios planos na previdência aberta se iniciou pela base de clientes do wealth, e a ideia é ampliar a oferta para planos corporativos a partir de 2016, que em um primeiro momento será voltada para aquelas companhias com quem o BTG Pactual já fez negócios, como M&A ou IPO. “Se considerarmos os últimos dez anos, são cerca de 100 empresas, sendo que algumas já contam com seus planos, outras não”. Quando a plataforma online estiver implementada, a ideia é iniciar por meio dela a oferta de planos individuais na previdência aberta. “O nosso conceito é muito mais de vender a asset management do que o seguro em si. Pra nós a previdência é um asset management com benefícios, e restrições também”.