23-04-2015 – 17:44:36
O Bank of America Merrill Lynch divulgou aos investidores sua primeira carteira de small caps formada por empresas da América Latina, com dez companhias, das quais sete são brasileiras – CVC, Even, Energias do Brasil, Iochpe, Localiza, São Martinho e Smiles. Além delas, estão também na carteira de small caps do BofA para Latam a Hoteles City, do México, e a IAM e a Entel, do Chile.
Os papéis são de companhias que tem um valor de mercado abaixo de US$ 3 bilhões, e que os analistas Felipe Hirai e Ligia Araujo acreditam que pode superar o MSCI Latam Small Cap Index nos próximos 12 meses.
As small caps, escrevem os analistas, tendem a ter uma performance melhor do que as large caps quando se espera uma aceleração no crescimento, aumento da liquidez, e queda nas taxas de juros de longo prazo. “Com os múltiplos e as expectativas de crescimento em linha com as large caps, acreditamos que as small caps devem reverter a performance ruim que as levou a uma queda de 26% desde 2013”. Os analistas destacam que o preço-alvo por ação para as small caps em 2016 e 2017 está sendo avaliado 480 bases points acima das large caps, sendo que a média histórica é de 880 bp.
Para sua carteira inaugural de small caps Latam, os especialistas do BofA adotaram como parâmetro o yield – comparada com outras regiões, os yields permanecem altos na América Latina, dizem os analistas – qualidade das equipes de gestão e do modelo de negócios das companhias, e uma avaliação com base no recente cenário de queda dos ativos, que pode ter criado oportunidades.