17-09-2013 – 15:17:07
Com organização da PwC (PricewaterhouseCoopers), aconteceu em São Paulo, nesta terça-feira (17), o Brazilian Alternative Investments Seminar 2013, no hotel Renaissance. Com o tema asset management como pano de fundo, uma série de palestras foram realizadas durante o dia.
A palestra “Autorregulação da indústria de asset management” tratou sobre a autorregulação realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), com 628 instituições que aderiram a seus códigos. Segundo Carlos André, do comitê de fundos de renda fixa e multimercados da associação, um dos benefícios da autorregulação é a capacidade de antecipação às necessidades do mercado.
A estrutura conta com convênios, como o realizado com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), comissões de acompanhamento, conselho de regulação e uma série de códigos. A Anbima tem autonomia não só para supervisionar como também multar quem não seguir os parâmetros estabelecidos.
Entre os desafios foram destacados o crescimento e a complexidade dos mercados, o aumento da participação de estrangeiros no mercado local e a exposição das carteiras a ativo internacionais.
Para André, uma das preocupações da associação é “ter certeza que está estruturada para acompanhar o que surgir de regulação nova nos mercados internacionais”.