Acre assina acordo de cooperação técnica para criação de RPPS

02-10-2013 – 16:52:43

 

O Ministério da Previdência Social, o estado do Acre, os Bancos do Brasil e de Brasília e a Caixa Econômica Federal assinaram na noite da última segunda-feira (30), um acordo de cooperação técnica para planejar e avaliar a criação de fundos de investimento de interesse do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) do Acre. A estruturação desses fundos de pensão tem como objetivo garantir o equilíbrio financeiro e atuarial da previdência própria do.

“Hoje a previdência do funcionalismo público do Acre está em uma situação de equilíbrio, mas, a partir de 2017, caso nada seja feito, poderemos passar a sofrer uma pressão contrária”, informou o governador Tião Viana, signatário do convênio em nome do estado do Acre.

Pelo acordo , caberá ao Ministério da Previdência acompanhar a seleção dos imóveis e outros ativos, as avaliações, o estudo de vocação, a definição dos instrumentos de monetização e a viabilidade dos projetos que comporão os fundos de investimento. A pasta também será responsável pela verificação da compatibilidade da documentação produzida a partir do acordo.