24-04-2015 – 17:26:42
A Aberden Asset Managemet lançou globalmente há cerca de um mês seu primeiro fundo voltado para institucionais que investe em companhias chinesas, mercado que ainda está em um processo gradual de abertura para investidores estrangeiros. O fundo por enquanto não está disponível aos institucionais brasileiros. “Temos a intenção de trazer este e outros fundos para o Brasil, como US small caps, European Equities e outros, mas acredito que isto ficará mais para frente”, diz George Kerr, responsável pelo desenvolvimento de negócios da gestora no país.
Nos nove meses que antecederam o lançamento do Aberdeen Global China A Share Equity Fund’s, que fica domiciliado em Luxemburgo, o mercado acionário chinês teve uma valorização de aproximadamente 70%, após ter ficado por quase cinco anos próximo da estabilidade. E desde então, as ações das empresas do gigante asiático seguem em trajetória ascendente, com uma valorização de 27%. As reformas e estímulos econômicos, e a popularização do investimento em bolsa junto aos investidores chineses do varejo, são as principais razões que tem impulsionado a renda variável local.
No período, o fundo da Aberdeen subiu cerca de 17%. Pelo fato de a Aberdeen ter uma política restritiva em termos de governança das empresas investidas, que impede alocações onde o investidor não tenha direito a voto, companhias chinesas do ramo cibernético, como a Alibaba, que tem tido altas expressivas, ficam de fora.
Na visão dos gestores do fundo da asset, das cerca de duas mil ações de companhias chinesas, somente 700 são regularmente cobertas por analistas de mercado, sendo que o número pode ser ainda menor ao considerar as empresas que são mantidas com subsidio do governo para manter a estabilidade do mercado de trabalho. O fundo da Aberdeen tem sob análise cerca de 250 ações de empresas chinesas, que respondem por 55% da capitalização de mercado. Após os filtros de governança e due dilligence, a quantia cai para 30 a 40 ações.
Os principais setores representados no fundo são consumo, saúde e turismo. As maiores posições estão na farmacêutica Beijing Tongrentang Co, na China International Travel Service Corp e na Yonghui Superstores Co de supermercados.