Edição 116
Os números preliminares da pesquisa da consultoria Mercer Human Resource Consulting, sobre os salários dos profissionais da área de asset management, corroboram reportagem publicada em nossa edição nº 112, segundo a qual os bônus pagos pelas empresas da área tinham sido substancialmente reduzidos nos últimos anos. Chegou-se a pagar de cinco a seis salários por ano a título de bônus, nos bons tempos. Era um tempo onde as taxas de administração cobradas nos fundos de investimento eram bem mais generosas, mas esses tempos acabaram! Hoje, com as mirradas taxas, o executivo que recebe dois ou três salários de bônus por ano dá-se por satisfeito.
A pesquisa da Mercer mostra, em números preliminares, que os salários dos profissionais das empresas de asset management caíram de 30% a 40% no ano passado. Lembramos que a mesma pesquisa aponta para aumentos de 10% a 15% nos salários dos profissionais da área do varejo bancário. Com isso, acreditamos que o movimento que apontávamos na reportagem de 4 edições atrás, de uma migração de bons profissionais de assets para as tesourarias dos bancos, pode se acelerar.
Além disso, como não poderia deixar de ser, estamos mostrando nesta edição como a área financeira se preparou para enfrentar o novo Sistema de Pagamentos Brasileiro, o SPB, que começa a vigorar a partir do dia 22 de abril. A mudança, embora à primeira vista possa parecer pequena, é enorme e envolve todos aqueles que participam desse complexo, seja como investidor, financiador ou clearings. Basta lembrar os limites estabelecidos para as transferências eletrônicas, inicialmente em R$ 5 milhões mas com tendência de queda rumo aos R$ 5 mil projetados pelo Banco Central. Para o BC, o objetivo da mudança é “eliminar o risco sistêmico”.
Estaremos muito atentos, assim como todo mundo no Brasil, ao lançamento do novo SPB para ver como o sistema vai funcionar, como as empresas vão se adaptar a ele e quais são os seus pontos fortes e frágeis. Quanto à diferença entre o D+1, que vigorava antes, e D+0 que vigora com o novo sistema, isso promete dar muito assunto, ainda.
Bem, esses são dois temas fundamentais desta edição. Aos nossos leitores, boa leitura!