Edição 65
Recursos que os ex-participantes direcionaram ao novo tipo de plano
dobraram em dois meses
Na segunda fase da liberação dos recursos da Produban, entidade que
está em processo de liquidação, as empresas de previdência aberta estão
conseguindo sensibilizar mais os participantes para que apliquem seus
recursos liberados em produtos do tipo PGBL. Na primeira fase, que durou
até junho passado e na qual foram liberados R$ 16 milhões da fundação,
apenas R$ 3 milhões migraram para a previdência aberta. Na segunda
fase, iniciada em agosto e ainda não encerrada, estão sendo liberados R$
15 milhões, dos quais R$ 6 milhões já foram direcionados para a
previdência aberta. Restam na fundação outros R$ 2 milhões dessa fase,
que pertencem a um pequeno grupo que ainda não expressou a vontade
de resgatar o dinheiro ou transferi-lo para alguma entidade aberta de
previdência ou seguradora.
Nas duas fases, a Bradesco Previdência foi a empresa escolhida pela
maioria dos participantes que decidiram migrar suas reservas para a
previdência aberta. A Bradesco entrou na disputa com a sua Conta Vip de
Rendas Programadas, que garante IGPM mais 6% ao ano e repassa 80%
do excedente de rentabilidade. A Icatu Previdência, que ficou praticamente
empatado com a Bradesco na primeira fase, acenou aos participantes com
a sua família completa de PGBLs. Em terceiro lugar ficou a Unibanco AIG,
com seu tradicional produto de previdência aberta.
Na segunda fase, embora a Bradesco Previdência tenha mantido a
primeira posição, a Unibanco AIG conseguiu reagir e empatar com a Icatu
Previdência na captação, graças ao lançamento de um novo produto, que
juntou as vantagens da previdência privada tradicional com o PGBL. Nessa
segunda fase a Unibanco AIG apresentou aos participantes o PGBL
Golding, que traz garantia mínima de rentabilidade da poupança e
repassa 100% do retorno do fundo ao qual está atrelado. Com o novo
produto, lançado em agosto passado, conseguiu aumentar o nível de
adesão ao seu plano. Na segunda fase de transferência dos recursos da
Produban, a Unibanco AIG conseguiu captar cerca de R$ 2 milhões, o que
representa quatro vezes mais do que havia obtido na primeira etapa.
“O produto é único no mercado, pois oferece todas as vantagens de um
PGBL com a preservação da garantia mínima”, afirma Miguel Leôncio
Pereira, diretor comercial corporate da Unibanco AIG. Ele explica que o
PGBL Golding está sendo o carro chefe da entidade na concorrência pela
migração de reservas de fundos de pensão que estão em processo de
liquidação ou de retirada de patrocinadoras.
A concorrência entre as empresas de previdência foi bastante acirrada. Ao
contrário de outros processos de liquidação de fundos de pensão ou de
planos de benefícios, em que há a escolha prévia de uma ou duas
entidades abertas para receber as transferências de reservas, a Produban
deixou a disputa em aberto. Ou seja, todas as empresas do mercado
poderiam apresentar seus produtos aos participantes do fundo de
pensão. “Resolvemos deixar a decisão da escolha da melhor alternativa
nas mãos do participante”, explica Rosansjele Barbosa, liquidante da
Produban.