Head de renda variável do Santander defende ações de dividendos

Roberto Chagas, head de renda variável da Santander Asset

Em palestra realizada nesta quarta-feira (22/10) durante o 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), o head de renda variável da Santander Asset, Roberto Chagas, destacou o potencial das ações pagadoras de dividendos como uma estratégia sólida e resiliente no longo prazo.

Segundo ele, mesmo em um cenário adverso, marcado por pandemia, mudanças de governo, crises geopolíticas e alta de juros, o índice de ações de dividendos (IDIV) superou o CDI em uma janela de cinco anos. “Essa classe reúne empresas de qualidade, defensivas e previsíveis. O mercado não premia emoção. É a verdadeira estratégia de buy and hold, ideal para investidores institucionais”, afirmou.

Segundo ele, o sucesso da estratégia está na menor dependência de market timing. “Dividendos também sofrem quedas, mas punem menos que outras classes. O ponto não é se o investidor deve ter essa estratégia, mas quanto deve ter: aumenta-se a parcela quando há pessimismo e reduz-se quando há otimismo”, explicou em sua palestra.