SRM assina memorando de entendimento para compra da Empírica

A SRM, gestora especializada em operações de crédito e estruturação de FIDCs, anunciou nesta quarta-feira a assinatura de um memorando de entendimento para a aquisição da Empírica Investimentos, que desde meados de 2024 faz parte da Reag Investimentos. O acordo tem prazo de 60 dias, durante os quais será realizada uma due diligence para verificação da situação da gestora adquirida, e ao final desse período será formalizada a assinatura da compra. A operação poderá requerer a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A venda da Empirica à SRM é uma decisão do grupo de acionistas minoritários da Reag Investimentos, que assumiu o controle da empresa na última sexta-feira (5/9) quando o acionista majoritário, João Mansur, com 87,38% das ações, decidiu desfazer-se de sua participação. Ele vendeu a gestora aos minoritários numa estrutura que combina pagamentos futuros e assunção de dívidas. A decisão de Mansur visou preservar a gestora, que foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal na operação Carbono Oculto.

Para SRM, a compra da Empírica é estratégica. “A aquisição reforça nosso compromisso de oferecer soluções completas e inovadoras, tanto para empresas que buscam eficiência em seu financiamento quanto para investidores que procuram diversificação com qualidade de gestão”, diz o responsável pela área de relações com investidores da SEM,Eduardo Siqueira.

A SRM possui um volume anual de operações de crédito que ultrapassa R$ 10 bilhões. Após a aquisição da Empírica a asset deve passar a um volume de R$ 7 bilhões sob gestão. Com uma equipe de mais de 450 colaboradores, a SRM deve absorver o time da Empírica, inclusive na vertical de ventures.