Jaime Mariz acredita que Senado vai acatar adesão automática para...

07-10-2015  –  16:07:14

 

Para o secretário de políticas de previdência complementar, Jaime Mariz de Faria Júnior, há grandes chances do Senado aprovar a emenda à medida provisória 676/15, que permite a adesão automática para fundos de pensão dos servidores estaduais. A emenda foi vetada pela Câmara dos Deputados, enquanto a que dispõe da adesão automática para os fundos de servidores federais (Funpresp) foi aprovada.

Segundo o secretário, há uma articulação forte entre os estados para que a emenda seja aprovada no Senado. “O próximo passo, em se aprovando essas emendas, será expandir isso para todos os fundos de pensão”, salientou durante o 36º Congresso Brasileiro de Fundos de Pensão, que ocorre entre os dias 7 e 9 de outubro, em Brasília.

O tema foi debatido em plenária com a presença do diretor superintendente da Previc, Carlos de Paula, o presidente da Funcef, Carlos Caser, o diretor superintendente da Fundação Itaipu (Fibra), Silvio Rangel, e o economista e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Paulo Sérgio Braga. Todos concordaram que a adesão automática é importante, considerando que o que fomentar os fundos de pensão são seus participantes Carlos Caser enfatizou que é alarmante a taxa de adesão da Funpresp-Exe atualmente, que está em torno de 35%. “Grande parte dos déficits está no setor público. Esse setor precisa de uma adesão maior”.