RJPrev contrata serviços da Icatu Seguros | Seguradora será respo...

Marcelo FresteiroEdição 263

 

O fundo de pensão dos servidores públicos do estado do Rio de Janeiro (RJPrev) contratou a Icatu Seguros para fazer a administração da cobertura de morte e invalidez dos servidores pelos próximos cinco anos, além de também fazer a divulgação do plano de benefícios.

A seleção da Icatu foi feita por meio de licitação. Sete empresas se inscreveram para participar da concorrência, mas apenas duas chegaram ao final do processo: a Icatu e a Mongeral Aegon Seguros. Essa última já administra o Funpresp, fundo de pensão dos servidores do executivo e legislativo da União.
“O objetivo da RJPrev era a contratação de uma seguradora que fosse capaz de absorver os riscos de morte e invalidez e realizar a captação de novos participantes”, explica Marcelo Fresteiro, diretor administrativo e de investimentos do RJPrev. Segundo ele, entre os critérios levados em conta pelo fundo de pensão para contratar a administradora, destacaram-se o porte da seguradora, sua solvência e sua capacidade de captar participantes. Ainda de acordo com ele, “atendidos os requisitos pelas licitantes, buscou-se a melhor proposta de preços”.
A Icatu Seguros poderá oferecer a cobertura de morte e invalidez para todos os atuais 160 mil servidores públicos civis ativos do estado que fizerem a adesão a RJPrev. Existem duas formas de acesso às coberturas: uma para o participante ativo patrocinado, e outra para todos os participantes, denominada parcela adicional de risco. Além disso, os planos da RJPrev serão oferecidos pela seguradora para os servidores contratados a partir de setembro de 2013. O trabalho da Icatu será o de incentivar as adesões com a divulgação do plano para todos os servidores do estado do Rio de Janeiro.
“A contratação permitirá um aumento da capilaridade da entidade”, explica Fresteiro. “A divulgação do nosso plano de benefícios contemplará palestras e orientações aos servidores, que perfazem a educação financeira e previdenciária, com objetivo de conscientizar os servidores da importância da previdência complementar na aposentadoria, e em imprevistos como a morte e a invalidez”. O contrato não é renovável e para realizar uma nova contratação será necessária a realização de um novo procedimento licitatório.

Estrutura da RJPrev – A gestão de macroalocação de investimentos do fundo de pensão é realizada internamente na RJPrev e consiste, basicamente, no rebalanceamento das classes de ativos, de acordo com Fresteiro. Já a gestão de microalocação, que inclui seleção, avaliação, compra e venda de ativos financeiros, é realizada externamente e ocorre por meio de fundos de investimentos. “Recentemente, a RJPrev realizou um procedimento para seleção e o credenciamento de gestores de fundos de investimentos”.
O total dos recursos da RJPrev é de aproximadamente R$ 8,5 milhões, segundo dados de agosto de 2014. A projeção de crescimento do patrimônio, segundo Fresteiro, está diretamente ligada à expectativa de adesão dos servidores ao plano de benefícios. “A expectativa da entidade é de forte crescimento desses recursos para os próximos cinco anos, principalmente pelo trabalho de divulgação e captação que será realizado pela Icatu”.
Para o executivo, as expectativas de adesão ao plano são as melhores possíveis. “Embora o crescimento da entidade guarde uma relação com a renovação do quadro de servidores do estado, acreditamos que o trabalho de divulgação e captação, baseado na conscientização do servidor e na educação financeira e previdenciária, será um propulsor para as novas adesões, já que todos os servidores civis podem aderir à RJPrev”, reitera.