Ipergs eleva investimentos em renda variável

06-02-2014 11:44:02

 

 

Para contornar o fraco desempenho que as aplicações em renda fixa apresentaram em 2013, impedindo que grande parte dos Regimes Próprios de Previdência (RPPS) alcançassem a meta atuarial no período, o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs) pretende diversificar seu portfólio a partir deste ano. Segundo o diretor presidente da instituição, Valter Morigi, o Plano de Aplicação de Investimentos de 2014, já aprovado pelo conselho da entidade, prevê aumento no limite de aportes em renda variável, que era de 10% no ano passado, para 12,5%. O percentual, contudo, deverá ser ampliado em 2,5% ao ano, até que o limite de 30%, estipulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), seja alcançado.

 

“O mercado de renda variável decepcionou no ano passado e contribuiu para ficarmos 6% abaixo da nossa meta atuarial. Como 2014 promete ser um ano tão fraco quanto 2013, queremos diversificar nossa carteira, apostando mais em renda variável”, diz Morigi. A meta atuarial do plano do Ipergs é de Ipca (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mais 4% ao ano.

 

De acordo com o diretor-presidente, a maior parte das aplicações do Ipergs ainda serão em títulos públicos indexados, como o NTN-B. Mas a instituição tem acompanhando com mais atenção o mercado de ações. “Em janeiro, a bolsa nos assustou um pouco, com sucessivas desvalorizações, mas acreditamos que o segmento trará boas opções de investimento em 2014, de forma geral”, afirma. A carteira de investimentos do Ipergs fechou 2013 com R$ 115 milhões.