Com R$ 300 milhões de patrimônio e 700 participantes, o plano instituído família da Value Prev, o + Valor, criado há quatro anos, está consolidado, não depende mais do PGA da entidade para sustentá-lo e este ano passa por estudos para funcionar também como Plano Instituído de Preservação da Proteção Previdenciária (PIPPP). O PIPPP é um modelo definido pela Resolução CNPC nº 59/2023 destinado a atender participantes de planos que perderam patrocínio, explica o diretor financeiro e AETQ da entidade, João Carlos Ferreira.
Atenta ao potencial de demanda das empresas que fazem retirada de patrocínio e que, agora por determinação legal, são obrigadas a oferecer uma alternativa instituída aos participantes de seus planos, a Value Prev desenvolve atualmente estudos na área jurídica para poder adequar o seu plano setorial às exigências da nova modalidade. “O objetivo é transformá-lo em plano multi-facetário, ampliando ainda mais o seu público potencial”, diz.
“Há um grande número de pedidos de retirada de patrocínio em andamento e, desde a edição da Resolução nº 59, as empresas são obrigadas a fazer estudos de viabilidade para a criação de planos que irão acolher os recursos que saírem dos planos patrocinados”, lembra Ferreira. Nos casos em que não houver viabilidade para a criação de novos planos, elas poderão escolher planos instituídos já existentes no mercado para oferecer aos participantes e acolher essas massas”, explica.
“Se os casos de retirada de patrocínio continuarem, vemos um potencial expressivo nesse mercado e o nosso plano instituído já está consolidado, com um patrimônio crescente. É um dos poucos instituídos que conseguiu ficar em pé nos primeiros cinco anos de existência”, lembra o dirigente.
Além de seu caráter original, instituído pela Abrapp como plano família, o plano tem crescido também por conta da mudança do estatuto social da Associação, em 2022, que passou a permitir o ingresso adicional de não-familiares, na figura do “associado especial previdenciário”. Além de pessoas jurídicas, essa figura inclui pessoas físicas, desde que sejam vinculadas ao INSS.
“Temos crescido também por conta disso, já tendo recebido diversos novos participantes graças a esse vínculo com o INSS”, conta Ferreira. Em 2024, o plano avançou mais um passo ao adotar o modelo de perfis de investimento.