Mainnav

MPT arquiva denúncias trabalhistas contra a Fapes

O Ministério Público do Trabalho determinou o arquivamento de inquérito civil, que reuniu 17 denúncias anônimas, que alegavam supostas irregularidades trabalhistas na Fapes, como assédio para adesão ao Plano de Demissão Voluntária, demissões sem motivos e demissões em massa. Na decisão, o MPT rejeitou todas as alegações, reforçando que a fundação agiu dentro das leis e que os benefícios concedidos no PDV são muito superiores aos que o empregado faria jus na hipótese de demissão sem justa causa. Segundo o Procurador o Trabalho Marco Antonio Costa Prado, “não é crível que o empregador coaja seus empregados a aderir a PDV que contempla vantagens para o empregado não previstas em lei.

Prado destacou também que a adesão ao PDV se deu de forma voluntária e que o regulamento do plano se pautou em critérios objetivos e extremamente seletivos, de modo que uma pequena parcela dos funcionários foi abrangida, não havendo qualquer irregularidade. A Fapes passa por uma reestruturação para adequar seus gastos ao limite de 0,4% de sua fonte de custeio, que corresponde à média do setor e ao patamar definido como meta pelo Conselho Deliberativo para garantir a sustentabilidade por toda a existência do plano, ou seja, até o ano 2120.

Como as despesas atuais estão acima desse valor, a fundação tem utilizado recursos de seu fundo administrativo. As medidas necessárias para devolver o equilíbrio à empresa passam pela renegociação de contratos e pela adequação da sua força de trabalho ao orçamento e aos desafios de modernização da gestão, com processos enxutos e novos serviços aos usuários. O PDV foi um dos mecanismos usados em busca da estabilização e recebeu a adesão voluntária de 29 dos 72 empregados elegíveis.

Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão