Mainnav

Previc realiza seminário sobre boas práticas de auditoria

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) realizou na semana passada seminário que trata das boas práticas de auditoria interna e independente em fundos de pensão, segundo comunicado da autarquia, o objetivo foi compartilhar experiências em auditoria nas principais entidades para a elaboração de um guia de melhores práticas sobre o tema.

Segundo comunicado enviado pela Previc, na ocasião, o diretor de fiscalização e monitoramento da autarquia, Sérgio Djundi Taniguchi, destacou os principais pontos de melhoria a serem trabalhados pelas entidades na questão da auditoria. Entre eles está a ausência e não adequação de documentos que tratem de aspectos formais e controles internos para escolha de determinados ativos. Também foram citados investimentos incompatíveis com a política de investimentos; análise superficial de riscos dos investimentos; e omissão no acompanhamento da atuação dos gestores terceirizados.

Também presente no seminário, Ricardo Cavalcanti, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), disse que no momento de elaborar o novo relatório do auditor independente, o mesmo deve constar o planejamento, a execução de testes de controles e a conclusão. “Caso contrário, será difícil redigir o relatório, e ainda a redação dos principais assuntos de auditoria precisam ser exaustivamente discutidos com os órgãos da alta administração”, destacou.

Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão