Mainnav

CVM rejeita termo de compromisso da Máxima Asset em processo do FIP Viaja Brasil

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) rejeitou termo de compromisso apresentado pela Máxima CCTVM, Máxima Asset Management, e pelos executivos Saul Dutra Sabbá e Cesar Siqueira Trotte, referente a processo instaurado pela Superintendência de Relação com Investidores Institucionais (SIN) para apurar eventuais irregularidades no FIP Viaja Brasil.

A Procuradoria Federal Especializada junto à Autarquia (PFE/CVM), ao apreciar os aspectos legais das propostas apresentadas, identificou impedimento jurídico à celebração de acordo, tendo em vista que as mesmas não fizeram menção à indenização de cotistas do FIP Viaja Brasil. Após negociações e tendo em vista a não aceitação pelos acusados dos aprimoramentos sugeridos pelo Comitê de Termo de Compromisso (CTC), o CTC deliberou pela rejeição da proposta apresentada.

A SIN concluiu pela responsabilização da Máxima Asset, na qualidade de gestora do FIP Viaja Brasil, e Cesar Trotte, seu diretor, pela aquisição de ações por um preço baseado em relatório sem qualquer cuidado na avaliação das premissas e dados nele utilizados, e pela recorrência da aquisição de tais ações ao longo de quase um ano sem qualquer reavaliação, mesmo após a frustração do plano de negócios original da investida. A autarquia também responsabilzou a Máxima CCTVM, na qualidade de administradora do FIP Viaja Brasil, e Saul Sabbá, seu diretor, pela falta de diligência no cumprimento do seu dever de fidúcia para com os cotistas do fundo.

Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão