O charme da sustentabilidade

Edição 194

A sustentabilidade é uma questão vital para o mercado de capitais

A sustentabilidade é uma questão vital para o mercado de capitais e conseqüentemente para o profissional de Relações com Investidores, ressaltou Geraldo Soares, presidente executivo do IBRI, durante o workshop “A Comunicação e a Sustentabilidade no Mercado de Capitais” realizado no dia 16 de julho, no auditório da Bovespa, em São Paulo (SP).
O evento mostrou como as companhias abertas e os RI’s podem trilhar os melhores caminhos para a sustentabilidade. Segundo Marco Antonio Fujihara, coordenador da Comissão de Sustentabilidade do IBRI, as tendências para o mercado são comparar empresas do mesmo setor e entender o tema sob o ponto de vista do ciclo de vida dos clientes. “Ainda há muito para se fazer. Temos uma responsabilidade para cumprir e é no IBRI que deve acontecer essa ressonância”, declarou Fujihara.
O evento contou com a participação de Ricardo Nogueira, diretor de Operações da Bovespa, que palestrou sobre o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e a evolução do conceito de sustentabilidade no mercado de capitais. Jean Philippe Leroy, diretor do departamento de Relações com o Mercado do Bradesco, apresentou o case Bradesco, que associa a área de responsabilidade sócio-ambiental com a de Relações com Investidores, modelo inovador no mercado. Helder Moreira Leite, gerente de Relacionamento com Investidores da Petrobras, afirmou que a sustentabilidade do negócio é atemporal e a estratégia da companhia deve estar comprometida com o desenvolvimento sustentável.