19-01-2016 – 13:19:43
O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta terça-feira, 19 de janeiro, novas projeções para o crescimento global. Para o Brasil, a estimativa do FMI caiu de -1% para -3,5% em 2016, e de 2,3% para 0% em 2017. Em comunicado divulgado no portal do Banco Central (BC), Alexandre Tombini classificou como “significativas” as revisões das projeções de crescimento para o país. Ele destacou que o fundo atribuiu a fatores não econômicos as razões para “esta rápida e pronunciada deterioração das previsões”. Tombini disse ainda que “todas as informações econômicas relevantes e disponíveis até a reunião do Copom são consideradas nas decisões do colegiado”.
As apostas do mercado de uma nova elevação de 0,50 ponto percentual na taxa Selic no encontro do Copom que se encerra amanhã, 20 de janeiro, perderam força após as revisões do FMI e o comunicado do BC.
O FMI destaca que, na média, o crescimento global foi revisado em 0,2% para baixo, tanto para 2016 como para 2017, principalmente por conta da desaceleração das economias emergentes. “Na composição por país, o Brasil teve importante papel nas revisões realizadas, onde a recessão provocada por incertezas políticas somada à queda da Petrobras, envolvida em investigações, tem se mostrado mais profunda e prolongada do que esperávamos anteriormente”.