Senadores retiram apoio e CPI dos fundos de pensão deve ser arqui...

09-04-2015  –  15:33:51

 

 A proposta de criação de uma CPI dos fundos de pensão no Congresso Nacional não atingiu o número mínimo de 27 assinaturas no Senado Federal e deve ser arquivada. De autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e da senadora Ana Amélia (PP-RS), a proposta havia recolhido 32 assinaturas na última terça-feira, 7 de abril, mas hoje a bancada do PSB no senado decidiu retirar o apoio ao projeto. Todos os seis senadores da bancada do partido retiraram suas assinaturas. São eles: o líder João Capiberibe (AP), Romário (RJ), Lídice da Mata (BA), Antônio Carlos Valadares (SE), Fernando Bezerra (PE) e Roberto Rocha (MA). Além deles, também o senador Ivo Cassol (PP-RO) retirou o apoio ao projeto.

Em comunicado, a posição da bancada do PSB é justificada “para concentrar suas forças e energias no bom e eficiente funcionamento das CPIs do HSBC, da Operação Zelotes e do Extermínio de Jovens”. O texto ainda alerta para “a proliferação de CPIs que dispersa o trabalho do Senado Federal, enfraquece a investigação, desviando as atenções do debate das grandes questões nacionais, como a reforma política e a construção de um novo pacto federativo, com o fortalecimento das finanças de Estados e municípios, entre outras urgentes questões”.

O presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto, havia criticado ontem, 8 de abril, a proposta de criação da CPI dos fundos de pensão, em entrevista à Investidor Online.