06-03-2015 – 11:07:08
Ricardo Ventrilho Figueiredo trocou a Mirae Asset pela Mercer Investments, onde está assumindo o cargo recem-criado de head para America Latina. Figueiredo estava na Mirae há cerca de dois anos e, antes disso, tinha trabalhado no Itaú Unibanco, tendo passado nessa instituição pelo canal de clientes institucionais e pela área de estruturação de produtos de investimento.
A chegada do Figueiredo à Mercer representa sua volta á área de institucionais, que são um tipo de cliente importante para a consultoria. Ele estava afastado desse segmento desde que foi contratado pela asset coreana, que havia praticamente abandonado esse nicho de mercado no final de 2012, depois de ter tentado por dois anos sem sucesso colocar seus produtos entre fundos de pensão e RPPS. Na época, a explicação para se afastar desse mercado foi de que esse tipo de cliente exige duas coisas que as assets entrantes tem dificuldade em entregar: fundos com volume mínimo e histórico de performances.
A chegada de Figueiredo à Mercer, como head para America Latina, coincide com outras mudanças no quadro de profissionais da empresa. François Racicot, que comandava a área de investimentos no Brasil, está sendo transferido para os EUA e Raphael Santoro assumirá o seu lugar como líder de investimentos no Brasil.