Previc monta central de inteligência para antecipar problemas dos...

20-05-2016 – 12:03:42

 

A Superintendência  Nacional de Previdência Complementar (Previc) formalizou a criação de uma nova área denominada Central de Inteligência com o objetivo de aprimorar a fiscalização dos fundos de pensão. A área vai funcionar com um espaço físico específico na sede da Previc sob comando do coordenador-geral de planejamento e ação fiscal da Previc, Marcelo Toledo, e contará com uma equipe de 13 auditores fiscais, alguns deles sediados em Brasília e outros, nos escritório regionais.

“A Central de Inteligência da Previc permite a adoção de providência antes que os problemas potenciais se materializem ou tomem proporções excessivas, representando todo o esforço da autarquia de uma maior eficiência no trabalho de Supervisão Baseada em Risco”, diz o diretor-superintendente da Previc, José Roberto Ferreira, em comunicado. O órgão já vinha procurando antecipar eventuais problemas e irregularidades na gestão de fundos de pensão, como foi o caso da intervenção realizada no Serpros a partir de maio do ano passado.

A função da nova área é produzir inteligência estratégica, tática e operacional para aprimorar a supervisão do sistema de entidades fechadas. A central contará com o funcionamento de ferramentas de TI (tecnologia da informação), algumas delas pertencentes à Previc e outras que serão adquiridas através de processo de licitação.