27-10-2015 – 13:09:11
Escolhido como primeiro ministro do Canadá após a vitória do Partido Liberal nas eleições de 19 de outubro, Justin Trudeau deve incentivar os investimentos dos fundos de pensão em projetos de infraestrutura no país. Os analistas esperam que o novo governo amplie a participação dos fundos de pensão para ajudar a implementar a proposta defendida na campanha eleitoral de aplicar 10 bilhões de dólares canadenses (US$ 7,74 bilhões) por ano para melhorar a infraestrutura do Canadá. Para isso, espera-se também que o governo faça propostas para aumentar o teto de benefícios de fundos como o CPP (Canadian Pension Plan) – o que não era defendido pelo governo do ex-premiê conservador Stephen Harper.
“O setor de infraestrutura deve oferecer grandes oportunidades para os investimentos dos fundo de pensão neste novo governo liberal”, prevê Scott McEvoy, sócio do escritório de advocacia Borden Ladner Gervais, de Toronto. O especialista explica que a proposta de investir 10 bilhões de dólares canadenses anuais em infraestrutura foi uma das propostas que marcou uma virada nas recentes eleições. “A proposta ressoou nas cidades onde a infraestrutura de estradas e pontes está caindo aos pedaços, como Toronto e Montreal”, diz McEvoy, em matéria publicada pela Pensions and Investments.
Para a consultora do KPA Advisory, de Toronto, Keith Ambachtsheer, a participação dos fundos de pensão vai depender do processo de desenvolvimento dos projetos. “É preciso avaliar até que ponto os fundos de pensão vão se envolver no desenvolvimento e gestão dos projetos”, diz. A consultora cita o exemplo da Caisse de Depot et Placement, que criou uma subsidiária em julho passado para desenvolver e gerenciar ativos de infraestrutura no estado de Quebec, onde está sediado o fundo de pensão. Ela acredita que outros grandes fundos canadenses têm condições de seguir no mesmo caminho. Já para fundos de pensão dos EUA, a consultora tem dúvidas se teriam interesse em assumir tais riscos dos projetos.
Fortalecimento do CPP – Os especialistas preveem ainda mudanças na forma de administração dos planos de aposentadoria complementar no país. Uma possibilidade é que os planos provinciais percam força e direcionem as contribuições para o CPP, que é o fundo de pensão nacional. Neste sentido, a recém-aprovada reestruturação do sistema de aposentadoria de Ontário poderá ser revisada. Está prevista a criação de um novo fundo de pensão, o ORPP a partir de janeiro de 2017.
Ron Olsen, vice-presidente sênior do Grupo Segal, disse que com base nas declarações de Justin Trudeau durante a campanha, ele claramente pretende expandir os benefícios do CPP. “Minha expectativa é provavelmente veremos um guarda-chuva de ganhos mais elevados”, disse Olsen. O atual salário máximo da pensão 53,6 mil dólares canadenses anualmente.