Governos estaduais se unem para criar o Consórcio Brasil Central

30-09-2015  –  10:37:35

 

Seis governos, incluindo cinco das regiões Centro Oeste e Norte e mais o Distrito Federal, estão se reunindo desde meados do ano para colocar de pé uma nova autarquia destinada a otimizar a qualidade dos investimentos na região. A nova autarquia, que ainda deve ser votada pelos legislativos de cada estado e DF, já está sendo chamada, provisoriamente, pelo nome de Consórcio Brasil Central. Participam dos encontros os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Rondônia, além do Distrito Federal.

São governos que não possuem bancos estaduais, à exceção do DF, que controla o BRB. A criação do consórcio, para o BRB, é estratégica pois transforma o banco num agente financeiro natural para as necessidades e projetos de investimento da região. Segundo informações do diretor de Governo e Produtos do BRB, Nilban de Melo Junior, que participava ontem do 15º Congresso da Associação Nacional das Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem), os cinco estados e mais o DF representam acima de 50% da produção nacional de grãos e mais de 60% da produção nacional de carne bovina.

Para Melo Junior, a formação do consórcio dará uma nova dinâmica aos investimentos regionais. “Permitirá mais troca de experiências e mais integração no planejamento e na busca de mecanismos de financiamento, sejam eles tradicionais ou inovadores”, diz. “Não se pode construir uma estrada num estado sem se pensar na sua continuidade pelo estado vizinho, ou numa ponte sem planejar uma estrada que dê escoamento à produção”.

Participam das reuniões do Consórcio Brasil Central, programadas para ocorrer uma vez por mês, governadores e secretários de estado. Segundo Melo Junior, a primeira reunião do grupo ocorreu em Goiânia (GO), no início de julho. As seguintes foram em Cuiabá (MT), no mês de agosto, e em Palmas (TO), em setembro. A quarta reunião do grupo está marcada para os dias 1º e 2 de outubro na cidade de Campo Grande (MS).