10-11-2015 – 18:00:40
O Goldman Sachs anunciou o encerramento de seu fundo de investimentos em ativos de países do BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China. De acordo com The Wall Street Journal, o valor dos ativos do fundo sofreram queda de 88% e o Goldman Sachs não tem expectativa que o fundo se recupere significativamente num futuro próximo.
O fundo foi constituído em 2006, visando fornecer a investidores oportunidades que os países em questão apresentavam em termos de potencial de crescimento. Os investidores, inicialmente, desfrutaram de bons retornos, que começaram a cair após o desaquecimento dos preços de produtos exportados pela China para muitos países.
A queda nos preços das commodities abalou as economias de todos os países que compõem o BRIC, além dos próprios problemas que eles têm que enfrentar, como a alta da inflação no Brasil, que também sofre com o escândalo de corrupção na Petrobras, e a economia da Rússia, que tem sido atingida por sanções ocidentais impostas após a invasão da Ucrânia no ano passado. A Índia, por sua vez, tem demonstrado boas perspectivas, segundo análise do banco.