16-12-2015 – 18:07:22
Uma pesquisa realizada com gestores pelo BofA Merrill Lynch entre os dias 4 e 10 de dezembro mostrou que 58% deles esperam que o Fed suba três vezes a taxa básica de juros nos próximos doze meses. Nesta quarta-feira, 16 de dezembro, o banco central americano subiu a taxa de uma faixa de 0% a 0,25% para 0,25% a 0,50%. A última vez que a autoridade monetária tinha promovido um aperto monetário havia sido em 2006.
O levantamento mostrou também que 53% dos participantes da pesquisa apontaram o mercado de dólar como o segmento que mais tem demandado a atenção dos gestores, ante 32% em novembro. “A perspectiva de um dólar forte está fortemente permeado entre as assets em todas as análises, seja regional ou setorial. Será necessário um Fed muito ‘dovish’ e resultados corporativos americanos mais fracos para reverter a visão geral do mercado sobre um dólar forte em 2016”, disse Michael Hartnett, estrategista-chefe de investimento no BofA Merrill Lynch Global Research.
A pesquisa do banco apontou ainda que, como os investidores aumentaram posições ‘underweight’ (abaixo da média) para o mercado americano de ações, Europa e Japão são as regiões que mais devem ter exposições ‘overweight’ elevadas em 2016. A pesquisa do BofA conta com 215 participantes que tem US$ 620 bilhões em ativos sob gestão.