19-01-2016 – 12:30:16
O empresário Eike Batista informou na noite de ontem, 18 de janeiro, que assinou um contrato vinculante com o Mubadala Development Company , fundo soberano de Abu Dhabi que tem US$ 65,9 bilhões em ativos sob gestão, no dia 15 de janeiro, no qual se comprometeu a vender as participações que ainda detém em algumas de suas companhias.
No caso da OSX, Batista deve transferir 90 milhões de ações de emissão da empresa em recuperação judicial, o que representa 28,79% do capital social da companhia. A operação será realizada entre o empresário e uma afiliada do Mubadala, a 9 West Finance, que é representada no Brasil por Paulo Calil Franco Padis . “A aquisição é solenemente de propósito de investimentos, no qual a 9 West não busca alterar o controle ou modifica a estrutura administrativa da Companhia”, informa a afiliada do Mubadala, em comunicado.
Em relação à MMX, Batista informou que também assinou um contrato vinculante com o Mubadala, pelo qual se comprometeu a vender em operações em bolsa, diretamente ou por meio de uma de suas afiliadas, 34.130.324 ações ordinárias de emissão da empresa de mineração. O montante representa 21,04% do capital social da companhia.
O empresário assinou ainda um outro contrato com a 9 West, no qual deve vender 4,5 milhões de ações ordinárias da CCX Carvão da Colômbia, o correspondente a 26,45% do capital social da companhia. “A conclusão de tal transferência está sujeita ao cumprimento de certas condições precedentes usuais para este tipo de negócio, e está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2016”, diz a correspondência enviada pelo empresário às três empresas.