Diretoria dos Correios aprova saída de Antônio Carlos Conquista d...

25-02-2016 – 11:41:53

 

A diretoria dos Correios aprovou, em reunião realizada esta semana, a saída de Antônio Carlos Conquista da presidência de seu fundo de pensão, o Postalis. O executivo atuará no cargo apenas até a próxima semana, quando o conselho deliberativo do fundo de pensão aprovará o nome do novo presidente. De acordo com a Agência Brasil, o advogado da Caixa Econômica Federal, Paulo Cabral Furtado, foi indicado como novo presidente da entidade.

A mudança foi aprovada pelo novo presidente dos Correios, Giovanni Queiroz, que entrou no lugar de Wagner Pinheiro de Oliveira em novembro do ano passado. Wagner Pinheiro foi exonerado do cargo de presidente dos Correios, onde ocupou a presidência desde 2011. Já Antônio Carlos Conquista foi nomeado presidente do Postalis em abril de 2012, sendo reconduzido a um novo mandato no ano passado, com data de encerramento apenas em 2018. No ano passado, Conquista foi alvo de uma decisão da Justiça, junto com 16 pessoas e duas empresas, incluindo outros dirigentes e ex-dirigentes do Postalis, tendo seus bens bloqueados por conta da compra de um terreno em Cajamar, em São Paulo, em 2012.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a compra do terreno em Cajamar pelo fundo de pensão, com objetivo de ser alugado para sua patrocinadora, os Correios, não estava previsto na política de investimentos de seu plano de benefícios. Além disso, o negócio se mostrou desvantajoso para o fundo de pensão. Em nota enviada por meio de sua assessoria de imprensa, o Postalis afirma que desconhece qualquer prejuízo no investimento localizado no município de Cajamar. A fundação também passa por investigação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos fundos de pensão instalada na Câmara dos Deputados.