BTG Pactual realiza investigação independente sobre acusações con...

11-12-2015  –  09:44:54

 

O conselho de administração do Banco BTG Pactual montou um comitê especial para realizar investigações independentes sobre as acusações contra seu ex-presidente André Esteves. O comitê será formado em sua maioria por membros independentes do conselho do Banco, sendo presidido por Mark Maletz. Além dele, também faz parte do comitê Cláudio Galeazzi, outro membro independente do órgão, e Huw Jenkons, atual vice-presidente do conselho. As ações do comitê serão tomadas por voto da maioria.

Maletz e Galeazzi informaram que devem cancelar a maior parte de seus compromissos como membros do conselho para ficar focados no trabalho do comitê de investigação. Já outros membros do conselho estão renunciando a seus cargos para ficar exclusivamente focados na investigação.

O comitê especial já recomendou a contratação do escritório de advocacia internacional Quinn Emanuel. O escritório tem “experiência em investigações dessa natureza, para conduzir a investigação interna independente”, disse o BTG Pactual em comunicado. A Quinn Emanuel deve indicar um escritório brasileiro para trabalhar em conjunto nas investigações.

O banqueiro André Estevez foi preso no final de novembro pela Polícia Federal acusado de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Desde então, a prisão deflagrou uma crise nas empresas do grupo BTG Pactual, com forte queda nas ações da companhia. O banqueiro continua preso na penitenciário Bangu 8, no Rio de Janeiro.