BC decreta liquidação de quatro corretoras de câmbio e de distrib...

07-10-2015  –  13:50:29

 

O Banco Central decretou nesta quarta-feira, 7 de setembro, a liquidação extrajudicial de quatro corretoras de câmbio e de uma distribuidora de títulos e valores mobiliários: Catedral Corretora de Câmbio e Títulos Mobiliários, com sede em Salvador (BA); Midas Sociedade Corretora de Câmbio, do Rio de Janeiro; Pioneer Corretora de Câmbio, de São Paulo; Titur Corretora de Câmbio, de Niterói (RJ); e a Previbank S.A. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, de Fortaleza (CE).

O BC constatou que as corretoras e a distribuidora “deram curso a inúmeras operações cambiais irregulares e com inequívocos indícios de crimes tipificados na Lei nº 9.613”, diz a autoridade monetária, em comunicado. A Lei citada trata dos crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores. No documento o BC informa também que as instituições que tiveram a liquidação decretada não implementaram políticas, procedimentos e controles internos compatíveis com o porte e o volume das operações por elas realizadas. “Assim, em função da existência de graves violações às normas legais e regulamentares, a Diretoria Colegiada desta Autarquia decidiu pela decretação do regime especial de liquidação extrajudicial das instituições”, diz o comunicado.

As instituições respondiam por 0,1% do valor total das operações de câmbio no mercado primário. O BC comunica ainda que está tomando as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades dos envolvidos. Já estão indisponíveis os bens dos controladores e ex-administradores das instituições. Eduardo Felix Bianchini, liquidante do Cruzeiro do Sul, também será o responsável pela liquidação da Pioneer.