Anbima adia vigência de nova classificação de fundos para outubro

15-06-2015  –  15:32:51

 

Após a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciar que as instruções nº 554/14 e 555/14, que entrariam em vigor em 1º julho, foram adiadas e entrarão em vigor apenas em 1º de outubro, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) também divulgou que a sua nova classificação de fundos entra vigência no mesmo mês.

De acordo com a associação, os prazos para adequação dos documentos atenderão também às novas datas da instrução nº 555, da CVM. “Após análise dos impactos de um descasamento entre as duas datas, decidiu-se pelo adiamento da nova classificação, de forma a que as duas datas convergissem. A deliberação considerou os custos e os transtornos que tal descasamento imporia aos participantes do mercado”, diz a Anbima em comunicado.

A nova classificação da Anbima exige que o investidor siga três etapas para chegar ao fundo que mais se adeque às suas necessidades. Na primeira etapa, ele escolhe a classe de ativos, entre renda fixa, ações, multimercados e cambial. Na segunda etapa, seleciona uma gestão mais ativa ou mais passiva, e também os riscos inerentes ao fundo. E na terceira etapa, a estratégia a ser contratada. Com a nova classificação, aumentam de 29 para 38 as categorias de fundos de investimento classificados pela Anbima.