Mainnav

Bradesco estuda com B3 desenvolvimento de plataforma de registro de ativos e fecha parceria com RCB

O Bradesco e a B3 iniciaram discussões para o desenvolvimento de uma plataforma de registro de ativos, baseada no conceito ‘distributed ledger technology’, também conhecido por blockchain. O desenvolvimento da plataforma se dará no âmbito da R3, uma empresa de software parceira da B3 e do Bradesco especializada nesta tecnologia.

“Esta plataforma é inédita para o mercado financeiro e de capitais e tem como objetivo simplificar o processo de registro de CDBs; ampliar a eficiência dos processos existentes; proporcionar inovações tecnológicas; e reduzir esforços e custos de observância por parte de participantes e reguladoresâ€, diz o comunicado divulgado pela B3. A iniciativa, que foi concebida e desenvolvida dentro do laboratório do Bradesco, o inovaBra Lab, será aberta para a participação de outras instituições financeiras e fintechs.

RCB – Em outra frente, o Bradesco firmou parceria estratégica com a RCB Investimentos, que atua no mercado de gestão e recuperação de créditos. A operação engloba a aquisição, pelo Bradesco, de 65% das ações de emissão da RCB, sendo que as pessoas físicas fundadoras permanecerão como sócias e se manterão à frente da administração da RCB, juntamente com o banco.

Além disso, nos termos da parceria ficou acertada a constituição de dois Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) para aquisição de carteiras de créditos não-performados, cabendo à RCB a administração da recuperação desses créditos. Os FIDCs serão detidos majoritariamente pela controladora da RCB, a PRA Group, e por seus fundadores, com participação minoritária do Bradesco.

“Como resultado da parceria, o Bradesco espera agregar mais eficiência ao seu processo de recuperação de créditos, bem como participar ativamente do mercado de aquisição de créditos para recuperaçãoâ€, diz o comunicado do banco. A operação está sujeita à aprovação das autoridades competentes e demais condições contratuais usuais para este tipo de operação. O Bradesco contou com a assessoria financeira exclusiva do Banco Bradesco BBI.

Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão