Mainnav

Maior parte da população que investe busca informações com gerentes bancários

Do total da população brasileira com parte de seus recursos alocados em produtos financeiros, 41% buscam informações presencialmente, nas agências bancárias, junto aos seus gerentes, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) quantificada pelo Datafolha. De acordo com o levantamento, essa preferência é mais forte nas faixas etárias mais avançadas, ou seja, entre aquelas pessoas que cresceram em uma época que o gerente era uma das únicas fontes de informação sobre finanças: ainda pensam assim 42% dos investidores entre 45 e 59 anos e 47% dos sexagenários.

“Atualmente há uma gama enorme de fontes de informação acessíveis e disponíveis, mas o gerente mantém papel fundamental entre os clientes”, afirma a superintendente de educação e informações técnicas da Anbima, Ana Leoni, em comunicado. As indicações de amigos e parentes são relevantes para 33% da população que investe. O comportamento é mais comum entre os mais jovens: 45% do pessoal entre 16 e 24 anos valoriza mais as informações de seus contatos. Já entre as pessoas de 25 a 34 anos, os sites de notícias são a forma preferida (40,8%) para buscarem informações (entre o público total, a participação dos sites é de 29%).

Outros meios aparecem de forma mais pulverizada: 17% dos investidores se informam em consultorias de investimento; 11% por meio de aplicativos de corretoras; 9% em blogs e fóruns de investimento e 3% pelos meios de comunicação tradicionais como rádio, TV e jornal. Cinco por cento dos entrevistados afirmaram não buscar informações. Foram realizadas 3.374 entrevistas em todo o Brasil, distribuídas em 152 municípios, com a população economicamente ativa, inativos que possuem renda e aposentados, das classes A, B e C, a partir dos 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão